LEITURA DE REVISTAS

Essa foi uma das boas experiências em 2009. O objetivo desse trabalho é criar no aluno o gosto pela leitura de jornais e revistas. Neste caso trabalhamos apenas com revistas de títulos diversos. A maioria dos alunos e alunas da escola particular tem em casa acesso a revistas e jornais, o que não ocorre com a maioria dos alunos da escola pública. Mesmo assim, compreendo que esse trabalho se encaixe nas duas modalidades, porque mesmo que os pais dos alunos da escola particular tenham assinatura de revistas, os meninos e as meninas muitas vezes não se imiscuem na tarefa de lê-las. 

A tarefa é simples. Pegamos aleatoriamente, dentro das possibilidades da escola e/ou nossa,  grande número de revistas e levamos para a sala e anunciamos o trabalho.
                                                    

Passo seguinte. Os alunos vão pegando as revistas e folheando, caso não lhe interesse o aluno e/ou a aluna pega outra e assim por diante. O que observamos no início é o gosto deles pelas figuras, geralmente de monstros, carros, religiosidade. As imagens entretanto acabam por cumprirem sua meta: chamar a atenção para o texto. Aos poucos eles vão ficando em silêncio e fazendo algumas leituras.

  

  

Há aqueles que ficam mais agitados e tudo que vêem querem mostrar aos colegas. Isso é bom sinal, pois indica uma tendência de compartilhamento de conhecimento, o que mais tarde vai ser bom quando precisamos realizar projetos de apresentação, como veremos adiante.
Ao término da aula, fazemos um pequeno questionário para saber deles o grau de satisfação para com a atividade. As respostas são sempre positivas, mas é bom termos esse resultado para posteriores elaboração de outras aulas diferentes.

Até a próxima postagem. 

Comentários

  1. Gostei da ideia, tentarei aplicá-la com minha turma do 5o ano,evidente que usando textos mais adequados à faixa etária como Ruth Rocha, Elias José entre outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SER É TOLERAR A DOR DE SABER-SE