ESTUDANDO A CRÔNICA

Trabalhar crônica não é fácil. Sabemos disso, pois precisamos de definir esse gẽnero, compará-lo ao conto, estabelecer suas principais características. Para facilitar meu trabalho, recorri à biblioteca da escola, reuni o maior número de livros de crõnicas possível.
livros diversos dispostos sobre à mesa















Em seguida dispusemos os livros sobre a mesapara que eles escolhessem aleatoriamente. Eles pegam os livros pela capa, pelas cores da capa, ou pelo título de uma crônica se houver. Abrem os livros, folheiam  a esmo. leem alguns textos ou não.
















ELES FICAM BEM ATENTOS





























Quarenta ou cinquenta minutos depois, fazemos um debate sobre as características dos textos lidos por eles. Clocamos essas características no quadro, em seguida dizemos que se trata de crônicas, para depois reestruturar as características. alguns alunos é claro vão lembrar que seus textos são um pouco densos e que fogem às características desse gênero. É hora então compararmos ao conto e dizer-lhes que algumas crônicas se assemelham ao conto e vice-versa.
A última parte do trabalho é a apresentação por eles e por elas das crônicas que cada grupo escolheu para interpretar. Ah! esqueci de dizer que que esse trabalho fica mais interessante quando realizado em grupo.

Aliás, todo trabalho que fazemos com texto, devemos sempre finalizar com uma apresentação em grupo. Dessa forma nunca mais lhe vi o semblante de dúvida quando quando falamos em crônica. Por extensão o trabalho contos rendeu o mesmo sucesso.
ATÉ A PRÓXIMA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER É TOLERAR A DOR DE SABER-SE