PROVA COM TEXTOS DOS ALUNOS

Esse trabalho é interessante por vários motivos. Entre eles está o fato mostramos aos alunos que seus textos também são "textos" e não apenas um meio de passarmos o tempo, ou tentarmos avaliar sua capacidade de escrita. Eles ficam felizes quando veem seus textos nas provas, ficam motivados a produzirem mais. Vejam como ficou legal essa prova feita com textos de duas alunas, a partir de um trabalho sobre o dia dos professores:

EEFM PROF. PAULO AYRTON ARAÚJO
AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS – 8° ANO
ALUNO ________________________________________________, N° __________
TOTAL DE ESCORES: 33 – ESCORES OBTIDOS ___________
PROFESSOR ALVES ANDRADE
ASSUNTOS: Interpretação, vocabulário, textos publicitários, conectividade, coerência, coesão, complementos verbais,  complementos nominais.
                   Boa prova! E nunca se esqueça de que dos seus esforços de agora depende seu sucesso lá na frente, pois, se quem semeia vento colhe tempestade, quem planta boas ações colhe felicidade. (Prof. Alves)

TEXTO I


01.  O texto acima possui características que indicam tratar-se de: (1 escore)
a) uma homenagem;
b) um pedido;
c) um conselho;
d) um apelo.

02. Justifique sua escolha com base no seu entendimento do texto. (3 escores)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


03. No início do texto, para indicar uma característica especial da sua professora “querida”, a autora faz uma comparação. A que a menina compara a professora “Gogó”? (2 escores)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Escolha a alternativa que justifica a escrita da palavra “ADOLLOO”, em vez de “ADORO”, no início e no final do texto: (1 escore)
a) A aluna não conhece a apalavra, por isso escreveu dessa forma.
b) Mesmo conhecendo a escrita “correta” da palavra, a aluna faz essa “nova” escrita para demonstrar o carinho pela professora.
c) “ADOLLAR” é uma forma variante do verbo “ADORAR”, o que justifica a escolha da aluna.
d) “ADOLLAR” é a forma convencional do verbo “ADORAR”, que é a forma utilizada na internet.


TEXTO II

05. Nesse texto, além de utilizar palavras para externar sua gratidão à professora Renata, que outro recurso a autora utilizou? (3 escores) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
06. De acordo com o dicionário, a palavra “legal” significa dentro da lei, aquilo que se opõe a ilegalidade, que está de acordo com as leis de um país. Por exemplo, agir dentro dos preceitos legais significa agir dentro da lei.
No texto II a autora escreve: “Professora, você é muito LEGAL”. Com base nessas afirmações, responda: (4 escores)
a)  A palavra legal foi utilizada por ela com o mesmo significado do dicionário?
__________________________________________________________________________
b) Que significado Mayara queria dar a essa palavra, referindo-a à professora Renata?
__________________________________________________________________________

Viu como ficou interessante! Faça você também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER É TOLERAR A DOR DE SABER-SE