PROJETO ÁUDIO-LIVRO

PROJETO ÁUDIO-LIVROS

JUSTIFICATIVA

Um dos discurso bastante comuns é o que se refere à falta de leitura entre nossos alunos. É realidade que eles não leem, por isso escrevem pouco, já que uma coisa está intimamente ligada à outra. Sim mas o que fazer? Essa pergunta que fazemos sempre não possui uma resposta fácil. Principalmente poque estamos mais preocupados com a pergunta do que com a resposta. Recentemente tive uma experiência com áudio-book. Veio-me então o estalo: talvez esteja aí a resposta para nossa eterna angústia, talvez esteja aí uma solução para amenizar o problema da falta de leitura. Se nossos alunos não leem, talvez a culpa seja de falta de hábito. Não gosto quando alguém diz que não gosta de algo. Tudo, penso, é uma questão hábito. O mais correto é afirmarmos: não tenho o hábito de ler, dançar, jogar futebol... Pois dizer "não gostar" é uma inverdade. Portanto se faz mister a realização do projeto ÁUDIO-LIVROS.

OBJETIVOS

Esse projeto objetiva incentivar os alunos à audição de áudio-livros que eles não leem, quando deveriam fazê-lo, e, ao mesmo tempo, desenvolver a leitura. Outro objetivo é a disponibilização do material produzido  ao Instituto dos Cegos, a fim de propiciar a audiência de clássicos da literatura aos deficientes visuais.

DESENVOLVIMENTO

Serão apresentados aos alunos alguns áudio-livros mais conhecidos para que eles percebam como são interessantes algumas histórias que não tiveram “coragem” para ler por falta de hábito. O estratégia aqui é utilizar os aparelhos reprodutores de MP3 a favor da educação e da literatura, pois se eles não têm o hábito de ler, é evidente o hábito que eles têm de ouvir, na medida em que sempre os vemos com fones nos ouvidos.
A seguir, é hora de eles próprios produzirem seus áudio-livros. Os professores interessados em dar consecução a esse projeto escolhem os textos (contos, crônicas, poesias) juntamente com os alunos. Utilizando os recursos do laboratório de informática, produzirão seus trabalhos que poderão e deverão ser mostrados à comunidade escolar em um evento previamente idealizado para esse fim.

CONCLUSÕES
Pode ser que não resolvamos o problema da leitura, que não eliminemos as dificuldades intelectuais dos nossos educandos e educandas, mas com certeza estaremos dando um grande passo em busca de resposta para algumas de nossas angústias.

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