Lista de exercícios Realismo Naturalismo no Brasil


01 - Considerando o fragmento do romance Quincas Borba, de Machado de Assis, transcrito abaixo, assinale a alternativa correta.
“Rubião fitava a enseada – eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela da grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora! Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe dera recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.”
a) O narrador – Quincas Borba – conta a história do amigo Rubião, para quem transferira a casa de Botafogo como pagamento de uma dívida.
b) Rubião é focalizado numa fase de encantamento com a profissão de professor.
c) O sentimento de posse de Rubião advém, também, do fato de ele, finalmente, ter conquistado a mulher amada e estar morando com ela na grande casa de Botafogo.
d) Na comparação entre o passado e o presente, Rubião se sente recompensado por ter enriquecido exercendo sua profissão.
e) Cristiano Palha se aproxima de Rubião movido pelo interesse de se apropriar de bens e ascender social e economicamente.
02 - Considerando o romance Quincas Borba, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que:
a) na obra é focalizada, dentre outros aspectos, a vida de Rubião na corte imperial.
b) Rubião muda-se para o Rio de Janeiro com a intenção de melhor usufruir dos bens que o amigo Quincas Borba lhe deixara.
c) sem compreender, de fato, o significado do aforismo – “ao vencedor, as batatas!” – Rubião é devorado pelo jogo ambicioso de Sofia e Palha.
d) a morte de Rubião equipara-se à de Quincas Borba pois ambos morrem em estado de demência.
e) o aforismo – “ao vencedor, as batatas!” – é uma criação de Rubião para explicar a Sofia e Palha a filosofia do Humanitismo.
03 - (UFPR) Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:
1.Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente
compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas.
2.Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina já estavam as qualidades de dissimulação
que ele viria a criticar mais tarde.
3.Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso” se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e
dissimulada”, já que ela nos é apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a princípio, hostil.
4.Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade
carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos
quadros do Realismo que vigorava na literatura de então.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
04 - (UNICAMP SP) Leia o seguinte comentário a respeito de O Cortiço, de Aluísio Azevedo:
Com efeito, o que há n' O Cortiço são formas primitivas de amealhamento*, a partir de muito pouco ou quase nada, exigindo uma espécie de rigoroso ascetismo inicial e a aceitação de modalidades diretas e brutais de exploração, incluindo o furto (...) como forma de ganho e a transformação da mulher escrava em companheiramáquina.
(...) Aluísio foi, salvo erro meu, o primeiro dos nossos romancistas a descrever minuciosamente o mecanismo de formação da riqueza individual. (...) N' O Cortiço [o dinheiro] se torna implicitamente objeto central da narrativa, cujo ritmo acaba se ajustando ao ritmo da sua acumulação, tomada pela primeira vez no Brasil como eixo da composição ficcional. (Antonio Candido, De cortiço a cortiço. In: O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, p. 129-3.)
*amealhar: acumular (riqueza), juntar (dinheiro) aos poucos
a) Explique a que se referem o rigoroso ascetismo inicial da personagem em questão e as modalidades diretas e brutais de exploração que ela emprega.
b) Identifique a “mulher escrava” e o modo como se dá sua transformação “em companheira-máquina”.
05 - Penúltimo romance de Machado de Assis, Esaú e Jacó se firma por ser uma narrativa escrita pelo Conselheiro Aires na terceira pessoa. Segundo José Guilherme
Merquior, o narrador do romance, o Conselheiro, se distingue por privilegiar nas suas análises o intelecto em detrimento das paixões. No entanto, qual outro traço
distingue esta obra de Machado?
a) Em nenhum momento da obra, tomamos conhecimento de que o narrador da obra é o Conselheiro Aires.
b) O narrador é um exaltado republicano e não raras vezes um panfletário dos seus princípios.
c) A obra fala do jogo “personalista”, da mera substituição de pessoas no poder, em detrimento de princípios ideológicos.
d) Como bom diplomata, o narrador, por amor à verdade, declina tudo o que pensa sobre as pessoas e a sociedade que o cercam.
e) Publicado em 1904, Esaú e Jacó tem como fundo histórico a sociedade carioca dos primeiros anos do século XX.
06 - (UNIFESP SP) Considere o trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo.
Uma aluvião de cenas, que ela [Pombinha] jamais tentara explicar e que até ali jaziam esquecidas nos meandros do seu passado, apresentavam-se agora nítidas e
transparentes. Compreendeu como era que certos velhos respeitáveis, cuja fotografia Léonie lhe mostrou no dia que passaram juntas, deixavam-se vilmente cavalgar pela
loureira, cativos e submissos, pagando a escravidão com a honra, os bens, e até com a própria vida, se a prostituta, depois de os ter esgotado, fechava-lhes o corpo. E
continuou a sorrir, desvanecida na sua superioridade sobre esse outro sexo, vaidoso e fanfarrão, que se julgava senhor e que, no entanto, fora posto no mundo
simplesmente para servir ao feminino; escravo ridículo que, para gozar um pouco, precisava tirar da sua mesma ilusão a substância do seu gozo; ao passo que a mulher, a
senhora, a dona dele, ia tranquilamente desfrutando o seu império, endeusada e querida, prodigalizando martírios, que os miseráveis aceitavam contritos, a beijar os pés
que os deprimiam e as implacáveis mãos que os estrangulavam.
— Ah! homens! homens! ... sussurrou ela de envolta com um suspiro.
No texto, os pensamentos da personagem
a) recuperam o princípio da prosa naturalista, que condena os assuntos repulsivos e bestiais, sem amparo nas teorias científicas, ligados ao homem que põe em primeiro
plano seus instintos animalescos.
b) elucidam o princípio do determinismo presente na prosa naturalista, revelando os homens e as mulheres conscientes dos seus instintos em função do meio em que
vivem e, sobretudo, capazes de controlá-los.
c) trazem uma crítica aos aspectos animalescos próprios do homem, mas, por outro lado, revelam uma forma de Pombinha submeter a muitos deles para obter vantagens:
eis aí um princípio do Realismo rechaçado no Naturalismo.
d) constroem uma visão de mundo e do homem idealizada, o que, em certa medida, afronta o referencial em que se baseia a prosa naturalista, que define o homem como
fruto do meio, marcado pelo apelo dos seus sentidos.
e) consubstanciam a concepção naturalista de que o homem é um animal, preso aos instintos e, no que dizem respeito à sexualidade, vê-se que Pombinha considera a
mulher superior ao homem, e esse conhecimento é uma forma de se obterem vantagens. 07 - O ciúme é um dos temas capitais da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. A respeito desse tema bem como do romance e do contexto histórico em que surgiu
a obra, analise os enunciados seguintes e conclua.
( ). Com esse romance, Machado de Assis demonstra como o ciúme corrompe os laços de afetividade entre sujeitos que poderiam, de outra forma, gozar da felicidade
conjunta.
( ). Num paralelo significativo, o narrador faz mais de uma vez referência a Otelo, personagem shakespeariana que, movido pelo ciúme, assassina sua própria esposa.
( ). A obra constitui um caso típico do Romantismo brasileiro, uma vez que a personagem central, Bento Santiago, por causa do amor e do ciúme avassaladores,
destrói seu equilíbrio e sua paz interior.
( ). Todo o romance é uma tentativa do narrador para justificar seu ciúme por Capitu, a fim de expurgar uma culpa que ainda traz latente: a de ter sido responsável
pelo desfecho do matrimônio.
( ). O ciúme obsessivo pode forjar uma realidade inexistente; por isso nunca saberemos se Capitu de fato traiu ou não Bento Santiago, uma vez que o narrador, sendo
o próprio esposo, é parcial e não plenamente confiável.
08 - (UFMS) Com relação ao romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
01. Tributária de correntes filosóficas e sociológicas do final do Século XIX, a obra é, por muitos estudiosos, considerada o ponto alto do Naturalismo na literatura
brasileira.
02. É característica do naturalismo, e uma das marcas distintivas da obra, a linguagem metafórica, com remissões constantes a clássicos da literatura universal.
04. As personagens, ambíguas, contraditórias, consideradas na teoria como “redondas”, são fundamentais para que o enredo desemboque no final moralizante, com a
vitória dos mais aptos na competição social.
08. Lançada em 1890, a obra responde ao momento histórico, de ruptura da monarquia, com denúncia satírica dos desmandos da elite luso-brasileira.
16. O narrador é em terceira pessoa, mas apresenta poucas incursões psicológicas e digressões filosóficas.
09 - Considerando-se o romance Quincas Borba, de Machado de Assis, é INCORRETO afirmar que
a) o título do romance se refere tanto a uma personagem humana quanto a uma personagem canina.
b) a progressiva demência de Rubião o identifica com Quicas Borba, seu amigo já falecido.
c) Sofia e seu marido aproximam-se de Rubião movidos pelo interesse financeiro.
d) o aforismo Ao vencedor, as batatas resume a filosofia da personagem humana Quincas Borba.
e) Rubião, ao receber a herança, desconsidera a cláusula do testamento, segundo a qual ele deveria cuidar do cão Quincas Borba.
10 - Considere as seguintes afirmações sobre Machado de Assis:
I. A crítica aponta-o como um escritor naturalista.
II. No início de sua carreira literária, sofreu influência do Romantismo.
III.Sua produção de romances revela uma grande preocupação com os problemas regionais brasileiros.
Está correto o que se diz:
a) em I, II e III. b) apenas em II. c) apenas em I e II. d) apenas em II e III.

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