TRABALHANDO COM DITADO DE FORMA CRIATVA



Como trabalhar? Para mim sempre foi doloroso. Sei que esse método repetitivo não é o mais apropriado. Mas enfim, a escola resolveu realizar um soletrando. Primeiro em sala, a critério do professor, depois eliminatórias "interclasses" e finalmente a grande final. Na hora de escolher as palavras fui peremptório: nada de palavras fora do contexto dos alunos, nada de "esdrúxulo" "concupiscente" ou coisas do gênero. Palavras e expressões simples, como"com certeza", "de repente", "felicidade", "beleza". 
Mas como? Veio-me então a ideia, que, com certeza, muitos já tiveram-na e já a colocam em prática: retirar frases de textos dos alunos, feitos previamente; escolher palavras como as supracitadas. No dia seguinte realizamos nossa atividade. Só que para não ditar as palavras apenas, criei uma espécie de charada. A primeira palavra foi BELEZA. A palavra indica aquilo que toda mulher tem? Salvo uma brincadeirinha aqui outra ali, alguém disse a resposta BELEZA. Pronto copiem a palavra, disse-lhes. A segunda palavra foi POSSÍVEL, e a charada: o que tudo é? Ninguém acertou, mas expliquei-lhes que tudo na vida é POSSÍVEL. É essa a palavra, escrevam-na. Em seguida narrei-lhes a história do chinês que resolveu os problemas matemáticos impossíveis porque não sabia que o era. A palavra seguinte foi FELICIDADE. A charada proposta: aquilo que todo mundo quer, mas ninguém sabe que está em você, perto de você, nas coisas que você tem. Foi fácil. A resposta todos sabiam. E assim fomos inventando perguntas até chegarmos a 32a palavra.
E assim faço. Sempre que preciso realizar uma atividade um pouco chata, vou tentando ser criativo e fazendo-a de modo que o aluno acabe gostando do exercício

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