O QUE É LITERATURA E OUTROS CONCEITOS I



·        Texto Literário: é o texto que apresenta elementos próprios da Literatura, como recursos estilísticos (figuras de linguagem, ambiguidade, ritmo, sonoridade etc), linguagem conotativa e consequentemente difere do ...
·        Texto não-literário: é o texto objetivo que possui linguagem denotativa e no qual predomina a função referencial, geralmente possui caráter informativo ou ensaístico.
·        Prosa: é o texto formado por frases e parágrafos, pode possuir caráter narrativo, descritivo e/ou dissertativo.
·        Verso: diz-se do texto formado por versos (cada linha de um poema), prenhe de sonoridade e ritmo.
·        Gêneros textuais: na Grécia havia três gêneros. O lírico, o dramático e o épico.
·        Fabulação: um dos maiores elementos culturais da humanidade é o hábito de ouvir e contar histórias. Na Grécia as fabulações (histórias) eram narradas através de poemas épicos. Modernamente, o romance, a novela, o conto, a crônica etc são os herdeiros do poema épico.
·        Poema lírico: é o poema que trata de sentimentos, é a expressão catártica do eu-lírico.
·        Eu-lírico: é a voz que emana, sai de um poema. É preciso que não confundamos o eu-lírico com o poeta, o autor. Este pode ser masculino e produzir um poema cujo eu-lírico seja feminino.
·        Literatura: não um conceito fácil de se definir devido às suas várias vertentes e significações. Mas para o estudo inicial de Literatura, vamos dizer que se trata de um conjunto de textos produzidos por um povo, uma nação, um grupo, em determinada época e que possuem características do texto literário.

PRÁTICA
Leia o texto a seguir:
Mãos dadas
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considere a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.
Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.
Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente. (Carlos Drumond de Andrade)


01. O texto acima é um poema (verso) por foi formado por _________.

02. Sobre o eu-lírico podemos afirmar que
a) é masculino;   b) é feminino;    c) não podemos lhe identificar se é feminino ou masculino.

03. Se você escolheu, na questão anterior, o item A ou B, retire um trecho que seve de justificativa para sua escolha.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

04. Por que o autor afirma que
“Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo para analisarmos os próximos itens
“O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta. Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim. Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos. Quanto às amigas, algumas datam de quinze anos, outras de menos, e quase todas creem na mocidade. Duas ou três fariam crer nela aos outros, mas a língua que falam obriga muita vez a consultar os dicionários, e tal frequência é cansativa.” (Machado de Assis)

05. O texto pertence ao romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Podemos dizer que a narração se faz em
a) 1ª pessoa.
b) 2ª pessoa.
c) 3ª pessoa.
Retire do texto termos que justifiquem sua resposta
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

06. O texto acima é um texto literário. Possui imagens, figuras, recursos estilísticos. Destaque um trecho em que podemos perceber o uso de recursos literários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER É TOLERAR A DOR DE SABER-SE