CLASSICISMO


QUESTÕES SOBRE CLASSICISMO E LÍRICA CAMONIANA
1º ANO – PROFESSOR ALVES
01. (UFRJ) Qual a maior preocupação de Camões em Os Lusíadas:
a) Com o Gigante Adamastor.
b) Com a conquista do Brasil.
c) Com a possibilidade de se tornarem semideuses.
d) Com o fado (destino).
e) Com a morte de Inês de Castro.

02. (ENEM -2013) Estão, entre os principais representantes do Classicismo português:
a) Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.
b) Florbela Espanca e Almeida Garrett.
c) Antero de Quental e Almada Negreiros.
d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
e) Eça de Queiroz e Miguel Torga.
03. (Mackenzie) - O tom pessimista apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro momento do poema. Isso acontece no episódio:
a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c) de Inês de Castro.
d) dos Doze de Inglaterra.
e) do Concílio dos Deuses.
04. O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1500 e 1601.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.
05. O soneto camoniano, é composto por:
a) Dois quartetos e Dois tercetos.
b) 4 estrofes em oitava rima.
c) Três tercetos.
d) Dois quartetos e três tercetos.

06. O Classicismo é a face literária do Renascimento, movimento de renovação científica, artística e cultural que marcou o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. Teve início em 1527, e suas principais características foram o culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma. Tais valores aproximaram o Classicismo de duas escolas posteriores. São elas:

a) Barroco e Simbolismo;
b) Arcadismo e Parnasianismo;
c) Romantismo e Modernismo;
d) Trovadorismo e Humanismo;
e) Realismo e Naturalismo.

07. (Insper-SP)

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
diferentes em tudo da esperança;
do mal ficam as mágoas na lembrança,
e do bem (se algum houve), as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
que já coberto foi de neve fria, e, enfim,
converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
outra mudança faz de mor espanto,
que não se muda já como soía*.

Luís Vaz de Camões

*Soía: Imperfeito do indicativo do verbo soer, que significa costumar, ser de costume.

Assinale a alternativa em que se analisa corretamente o sentido dos versos de Camões.
a) O foco temático do soneto está relacionado à instabilidade do ser humano, eternamente insatisfeito com as suas condições de vida e com a inevitabilidade da morte.   
b) Pode-se inferir, a partir da leitura dos dois tercetos, que, com o passar do tempo, a recusa da instabilidade se torna maior, graças à sabedoria e à experiência adquiridas.   
c) Ao tratar de mudanças e da passagem do tempo, o soneto expressa a ideia de circularidade, já que ele se baseia no postulado da imutabilidade.   
d) Na segunda estrofe, o eu lírico vê com pessimismo as mudanças que se operam no mundo, porque constata que elas são geradoras de um mal cuja dor não pode ser superada.   
e) As duas últimas estrofes autorizam concluir que a ideia de que nada é permanente não passa de uma ilusão.   

08. Para melhor retratar as ores do mundo, encontros e desencontros, pessimismo quanto ao destino (fado), Camões faz sempre uso do recurso denominado
a) antítese;
b) metáfora;
c) personificação;
d) paradoxo;
e) eufemismo.

09. (ENC- SP)

Lioanor pela verdura;
 Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos da prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamalote;
Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura;
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado,
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.
Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura:
Vai fermosa, e não segura.*

* testo = tampa de pote; chamalote = tecido de lã e seda; vasquinha = espécie de saia; de cote = de uso cotidiano.

A poesia de Camões é comumente classificada em “medida velha” e “medida nova”. É correto afirmar que o poema abaixo insere-se na:
a) “medida velha”, porque expressa um ideal de beleza mais concreto, por meio da valorização dos dotes físicos da mulher do povo.
b) “medida velha”, porque se prende às convenções da poesia greco-latina, entre elas, a do panteísmo.
c) “medida velha” porque é composto em redondilha menor, tipo de verso de origem popular.
d) “medida nova”, porque se serve do idealismo neo-platônico, para expressar a elevação espiritual da mulher do povo.
e) “medida nova”, porque é composto em redondilha maior, tipo de verso introduzido em Portugal por Sá de Miranda

10. O classicismo vai buscar inspiração

a) na Idade Média e o domínio da Igreja.
b) nos padrões greco-romanos de arte e a valorização da razão e da beleza natural.
c) na Idade Média e no antropocentrismo vigente nas teorias católicas.
d) nos padrões clássico, fundamentado no teocentrismo.
e) na Idade Moderna e na filosofia neoclassicista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER É TOLERAR A DOR DE SABER-SE