CLASSICISMO
QUESTÕES SOBRE CLASSICISMO E LÍRICA
CAMONIANA
1º ANO – PROFESSOR ALVES
01. (UFRJ) Qual a maior preocupação de
Camões em Os Lusíadas:
a) Com o Gigante Adamastor.
b) Com a conquista do Brasil.
c) Com a possibilidade de se tornarem
semideuses.
d) Com o fado (destino).
e) Com a morte de Inês de Castro.
02. (ENEM -2013) Estão, entre os
principais representantes do Classicismo português:
a) Mário de Sá-Carneiro e Fernando
Pessoa.
b) Florbela Espanca e Almeida Garrett.
c) Antero de Quental e Almada Negreiros.
d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz
de Camões.
e) Eça de Queiroz e Miguel Torga.
03. (Mackenzie) - O tom pessimista
apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro
momento do poema. Isso acontece no episódio:
a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c) de Inês de Castro.
d) dos Doze de Inglaterra.
e) do Concílio dos Deuses.
04. O Classicismo propriamente dito, tem
por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:
a) 1500 e 1601.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.
05. O soneto camoniano, é composto por:
a) Dois quartetos e Dois tercetos.
b) 4 estrofes em oitava rima.
c) Três tercetos.
d) Dois quartetos e três tercetos.
06. O Classicismo é a face literária do Renascimento, movimento de
renovação científica, artística e cultural que marcou o fim da Idade Média e o
nascimento da Idade Moderna na Europa. Teve início em 1527, e suas principais
características foram o culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade
e a Perfeição – e a preocupação com a forma. Tais valores aproximaram o
Classicismo de duas escolas posteriores. São elas:
a) Barroco e Simbolismo;
b) Arcadismo e Parnasianismo;
c) Romantismo e Modernismo;
d) Trovadorismo e Humanismo;
e) Realismo e Naturalismo.
07. (Insper-SP)
Mudam-se os tempos, mudam-se as
vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
diferentes em tudo da esperança;
do mal ficam as mágoas na lembrança,
e do bem (se algum houve), as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
que já coberto foi de neve fria, e,
enfim,
converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
outra mudança faz de mor espanto,
que não se muda já como soía*.
Luís Vaz de Camões
*Soía: Imperfeito do indicativo do verbo soer, que significa costumar, ser de
costume.
Assinale a alternativa em que se analisa
corretamente o sentido dos versos de Camões.
a) O foco temático do soneto está
relacionado à instabilidade do ser humano, eternamente insatisfeito com as suas
condições de vida e com a inevitabilidade da morte.
b) Pode-se inferir, a partir da
leitura dos dois tercetos, que, com o passar do tempo, a recusa da
instabilidade se torna maior, graças à sabedoria e à experiência
adquiridas.
c) Ao tratar de mudanças e da
passagem do tempo, o soneto expressa a ideia de circularidade, já que ele se
baseia no postulado da imutabilidade.
d) Na segunda estrofe, o eu lírico
vê com pessimismo as mudanças que se operam no mundo, porque constata que elas
são geradoras de um mal cuja dor não pode ser superada.
e) As duas últimas estrofes autorizam concluir que a ideia de
que nada é permanente não passa de uma ilusão.
08. Para melhor retratar as ores do mundo, encontros e
desencontros, pessimismo quanto ao destino (fado), Camões faz sempre uso do
recurso denominado
a) antítese;
b) metáfora;
c) personificação;
d) paradoxo;
e) eufemismo.
09. (ENC- SP)
Lioanor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.
Leva
na cabeça o pote,
O
testo nas mãos da prata,
Cinta
de fina escarlata,
Sainho
de chamalote;
Traz
a vasquinha de cote,
Mais
branca que a neve pura;
Vai
fermosa e não segura.
Descobre
a touca a garganta,
Cabelos
de ouro entrançado,
Fita
de cor de encarnado,
Tão
linda que o mundo espanta.
Chove
nela graça tanta,
Que
dá graça à fermosura:
Vai
fermosa, e não segura.*
* testo = tampa de pote; chamalote = tecido de lã e seda; vasquinha = espécie de saia; de cote = de uso cotidiano.
A poesia de Camões é comumente
classificada em “medida velha” e “medida nova”. É correto afirmar que o poema
abaixo insere-se na:
a) “medida velha”, porque
expressa um ideal de beleza mais concreto, por meio da valorização dos dotes
físicos da mulher do povo.
b) “medida velha”, porque
se prende às convenções da poesia greco-latina, entre elas, a do panteísmo.
c) “medida velha” porque
é composto em redondilha menor, tipo de verso de origem popular.
d) “medida nova”, porque
se serve do idealismo neo-platônico, para expressar a elevação espiritual da
mulher do povo.
e) “medida nova”, porque
é composto em redondilha maior, tipo de verso introduzido em Portugal por Sá de
Miranda
10. O classicismo vai
buscar inspiração
a) na Idade Média e o
domínio da Igreja.
b) nos padrões
greco-romanos de arte e a valorização da razão e da beleza natural.
c) na Idade Média e no
antropocentrismo vigente nas teorias católicas.
d) nos padrões clássico,
fundamentado no teocentrismo.
e) na Idade Moderna e na
filosofia neoclassicista.
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