PROSA ROMÂNTICA



QUESTÕES SOBRE A PROSA ROMÂNTICA
2º ANOS A, B, e C PROFESSOR ALVES

01. (ESAM – RN) No romance “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, o que chama a atenção é um aspecto pouco comum nos romances românticos, ou seja, a visão social transmitida a partir da perspectiva:

a) das classes dominantes e aristocráticas.
b) dos segmentos militares da sociedade.
c) do submundo do crime e da violência.
d) da população estudantil acadêmica.
e) das classes pobres e desfavorecidas.

02. (Fuvest)
Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.

03. Sobre a prosa no Romantismo brasileiro, é incorreto afirmar:
a) Um de seus principais representantes foi José de Alencar, que, por meio das obras IracemaO gaúcho Senhora, conseguiu transitar entre as diferentes vertentes da prosa romântica brasileira, além de ter contribuído também para a poesia do período.
b) O romance indianista e histórico encontrou no índio brasileiro a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro, realizando o projeto literário de construção de uma literatura que retratasse nossa identidade cultural.
c) O romance regional, representado por nomes como José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay, contribuiu muito para a formação da literatura brasileira, bem como para a nossa autonomia literária. Como não possuíam moldes europeus nos quais pudessem espelhar-se, os escritores regionalistas criaram seus próprios modelos, retratando na prosa os quatro cantos do país.
d) Álvares de Azevedo é considerado como um dos principais nomes da prosa romântica brasileira. Foi o único escritor que transitou entre as suas diferentes vertentes por meio de obras que representavam o romance indianista e histórico, o romance regional e o romance urbano.
e) Por retratar a realidade da burguesia e do homem das grandes cidades, o romance urbano alcançou grande popularidade entre os leitores, obtendo maior êxito em relação aos romances indianista e regional. Nessa fase, destacaram-se os escritores Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.

04. (UFRR)
A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico;
b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional;
d) Regional e indianista;
e) Indianista e urbano.

05. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos, inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram felizes para sempre". Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação acima:

a) Amor constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da vida.
b) Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como personagens belos, puros e corajosos.
e) A economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.

06. Luisinha é a heroína do romance memórias de um sargento de Milícias. Sobre ela é correto afirmar:

a) Bem aos moldes da literatura inglesa e alemã, a heroína impressiona Leonardo á primeira  vista.
b) tímida, desengonçada, Luisinha foge aos padrões de descrição das heroínas românticas.
c) sempre vestida com elegância, Luisinha arranca suspiros do noivos em disponibilidade.
d) Luisinha é autêntica representante do romantismo regional, aos molde de Inocência, de Taunay.

07. Romance romântico abolicionista, escrito por Bernardo Guimarães, tem como personagem feminina principal

a) Matilde;
b) Isaura;
c) Aurélia;
d) Carolina;
e) Lúcia.







08. Sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay, é verdadeiro afirmar que

a) possui final feliz, com o casamento entre Inocência e Cirino.
b) retrata a inocência de uma jovem aristocrata no seio de uma família patriarcal.
c) conta a história de uma jovem que, trocada pelo namorado, vinga-se ao comprá-lo como marido.
d) reproduz os costumes sertanejos, como hospitalidade e lealdade à palavra empenhada, além de descrever a paisagem regional de forma detalhada.
e) conta a história de um estudante de medicina, Álvaro, que se enamora por uma mulher casada. Diante da impossibilidade da concretização do romance, ele comete suicídio.

09.  A prosa romântica, não é dividida em fases, mas sim em tipos de romances. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de romance do romantismo:

a) Tipo 1: romance regionalista, passado em ambiente rural, com mostra de costumes e valores de uma região e histórias que trazem um herói sertanejo, que preza a moral e é totalmente contrário às liberdades do meio urbano.
b) Tipo 2: romance histórico, que resgata e traz os costumes de uma época passada, podendo misturar ficção e realidade.
c. Tipo 3: romance indianista, que resgatava os costumes e modo de vida indígena. O índio surge como herói e protagonista e a história tem como cenário a paisagem natural brasileira.
d. Tipo 4: romance melancólico, publicado em folhetins, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na morte dos protagonistas.
e. Tipo 5: romance urbano, com histórias passadas nos centros urbanos e que criticavam e retratavam os costumes dessa sociedade. Os heróis/heroínas precisavam passar por várias provações para alcançar a felicidade e o amor.

10. O início da prosa brasileira, ou seja, a produção de romances no Brasil, coincide com o início da prosa romântica, do Romantismo. Duas obras disputam o direito de ser considerada o marco inicial da nossa produção romanesca. São elas

a) Cinco Minutos e A Viuvinha;
b) Iracema e O Guarani;
c) Senhora e O Filho do Pescador;
d) A Escrava Isaura e O Seminarista;
e) A Moreninha e O Filho do Pescador.


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