PROSA ROMÂNTICA
QUESTÕES SOBRE A PROSA ROMÂNTICA
2º ANOS A, B, e C PROFESSOR ALVES
01. (ESAM – RN) No romance “Memórias de um sargento de milícias”, de
Manuel Antônio de Almeida, o que chama a atenção é um aspecto pouco comum nos
romances românticos, ou seja, a visão social transmitida a partir da
perspectiva:
a) das classes dominantes e aristocráticas.
b) dos segmentos militares da sociedade.
c) do submundo do crime e da violência.
d) da população estudantil acadêmica.
e) das classes pobres e desfavorecidas.
02. (Fuvest)
Poderíamos
sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de
opostos:
a)
Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo
Literário.
b) Cultivando
o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a
liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora
marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado
para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível
com a exaltação da pátria.
03. Sobre a
prosa no Romantismo brasileiro, é incorreto afirmar:
a) Um de seus principais representantes foi José de Alencar, que, por
meio das obras Iracema, O gaúcho e Senhora, conseguiu transitar entre
as diferentes vertentes da prosa romântica brasileira, além de ter contribuído
também para a poesia do período.
b) O romance
indianista e histórico encontrou no índio brasileiro a sua mais autêntica
expressão de nacionalidade. Foi uma das principais tendências do Romantismo
brasileiro, realizando o projeto literário de construção de uma literatura que
retratasse nossa identidade cultural.
c) O romance
regional, representado por nomes como José de Alencar, Franklin Távora e
Visconde de Taunay, contribuiu muito para a formação da literatura brasileira,
bem como para a nossa autonomia literária. Como não possuíam moldes europeus
nos quais pudessem espelhar-se, os escritores regionalistas criaram seus
próprios modelos, retratando na prosa os quatro cantos do país.
d) Álvares de
Azevedo é considerado como um dos principais nomes da prosa romântica
brasileira. Foi o único escritor que transitou entre as suas diferentes
vertentes por meio de obras que representavam o romance indianista e histórico,
o romance regional e o romance urbano.
e) Por
retratar a realidade da burguesia e do homem das grandes cidades, o romance
urbano alcançou grande popularidade entre os leitores, obtendo maior êxito em
relação aos romances indianista e regional. Nessa fase, destacaram-se os
escritores Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.
04. (UFRR)
A obra
romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos
de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os
que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o
Modernismo, ainda que modificados, foram:
a) Indianista
e histórico;
b) Histórico e
urbano;
c) Urbano e
regional;
d) Regional e
indianista;
e) Indianista
e urbano.
05. (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentalismos,
inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens
burgueses idealizados, culminando sempre com o habitual "... e foram
felizes para sempre". Assinale a alternativa que não corresponde à
afirmação acima:
a) Amor
constitui o objetivo fundamental da existência e o casamento, o fim último da
vida.
b) Não
há defesa intransigente do casamento e da continência sexual anterior a ele.
c) A
frustração amorosa leva, incondicionalmente, à morte.
d) Os
protagonistas são retratados como personagens belos, puros e corajosos.
e) A
economia burguesa determina os gostos e a maneira de ver o mundo ficcional
romântico.
06.
Luisinha é a heroína do romance memórias de um sargento de Milícias. Sobre ela
é correto afirmar:
a) Bem aos moldes da literatura inglesa e alemã, a heroína impressiona
Leonardo á primeira vista.
b) tímida, desengonçada, Luisinha foge aos padrões de descrição das
heroínas românticas.
c) sempre vestida com elegância, Luisinha arranca suspiros do noivos em disponibilidade.
d) Luisinha é autêntica representante do romantismo regional, aos molde
de Inocência, de Taunay.
07. Romance romântico abolicionista, escrito por Bernardo Guimarães, tem
como personagem feminina principal
a) Matilde;
b)
Isaura;
c) Aurélia;
d) Carolina;
e) Lúcia.
08.
Sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay, é verdadeiro afirmar que
a) possui final feliz, com o casamento entre Inocência e Cirino.
b) retrata a inocência de uma jovem aristocrata no seio de uma família patriarcal.
c) conta a história de uma jovem que, trocada pelo namorado, vinga-se ao
comprá-lo como marido.
d) reproduz os costumes sertanejos, como hospitalidade e lealdade à
palavra empenhada, além de descrever a paisagem regional de forma detalhada.
e) conta a história de um estudante de medicina, Álvaro, que se enamora
por uma mulher casada. Diante da impossibilidade da concretização do romance,
ele comete suicídio.
09. A
prosa romântica, não é dividida em fases, mas sim em tipos de romances.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de romance do romantismo:
a) Tipo 1: romance regionalista, passado em
ambiente rural, com mostra de costumes e valores de uma região e histórias que
trazem um herói sertanejo, que preza a moral e é totalmente contrário às
liberdades do meio urbano.
b) Tipo 2: romance histórico, que resgata e traz os
costumes de uma época passada, podendo misturar ficção e realidade.
c. Tipo 3: romance indianista, que resgatava os
costumes e modo de vida indígena. O índio surge como herói e protagonista e a
história tem como cenário a paisagem natural brasileira.
d. Tipo 4: romance melancólico, publicado em
folhetins, contando histórias que mostravam as desventuras da juventude boêmia
da época. É carregado de sentimentalismo e pessimismo e quase sempre termina na
morte dos protagonistas.
e. Tipo 5: romance urbano, com histórias
passadas nos centros urbanos e que criticavam e retratavam os costumes dessa
sociedade. Os heróis/heroínas precisavam passar por várias provações para
alcançar a felicidade e o amor.
10. O início da prosa brasileira, ou seja, a
produção de romances no Brasil, coincide com o início da prosa romântica, do
Romantismo. Duas obras disputam o direito de ser considerada o marco inicial da
nossa produção romanesca. São elas
a) Cinco Minutos e A Viuvinha;
b) Iracema e O Guarani;
c) Senhora e O Filho do Pescador;
d) A Escrava Isaura e O Seminarista;
e) A Moreninha e O Filho do Pescador.
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